Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologias – NIT

Equipe Atribuições

Aniely Cecília de Carvalho
Diretor Técnico I
(16) 3115-1018
desjbnit@educacao.sp.gov.br


Alex Eduardo Saia
Analista de Suporte – Prodesp
(16) 3115-1047
alex.saia@educacao.sp.gov.br

O Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia – NIT, integra o Centro de Informações Educacionais e Gestão de Rede Escolar – CIE, da Diretoria de Ensino – Região de São Joaquim da Barra e é orientado pelo Departamento de Tecnologia de Sistemas e Inclusão Digital (DETEC) que está vinculado à Coordenadoria de Informações, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA).

Dentro da estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Educação, segundo o Decreto nº 57.141/2011 (artigo 74), o NIT tem as seguintes atribuições:

a) Gerenciar

Os recursos e serviços de inclusão digital;
Os recursos e ambientes tecnológicos de informática;
b) Participar de sistemas de avaliação externos e internos, em apoio às unidades centrais da Secretaria, responsáveis;

c) Definir prioridades e acompanhar a execução de atividades que requeiram uso simultâneo dos recursos informatizados da Diretoria de Ensino;

d) Organizar e manter atualizados portais eletrônicos, dentro dos padrões definidos pela Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional;

e) Administrar os processos de coleta de informação na Diretoria de Ensino e nas escolas sob sua circunscrição;

f) Apoiar e acompanhar pesquisas, aplicação de avaliações estaduais, nacionais e internacionais de desempenho da educação e outras informações solicitadas pelas unidades centrais da Secretaria;

g) Apoiar as escolas na área de tecnologia da informação.

JUSTIFICATIVAS

Diante das atribuições do Núcleo, dispostas pelo Decreto nº 57.141/2011 e, principalmente, diante do detalhamento das mesmas dispostas na Resolução SE nº 58/2012, que também atribuiu ao Núcleo à gestão do Programa Acessa Escola, verifica-se a necessidade de um Plano de Ação.

Inicialmente, para realizar o diagnóstico das condições da infraestrutura referente ao parque tecnológico das escolas, visando a detecção das necessidades de elaboração do estudo e planejamento das ações necessárias para solucionar os problemas encontrados e implementar as melhorias, visando a implantação de um parque tecnológico mais moderno e eficiente.

OBJETIVOS

Realizar o diagnóstico das condições da infraestrutura referente ao parque tecnológico das escolas, visando à detecção das necessidades e prioridades de cada escola em particular;
Organizar o trabalho e os ambientes de forma a cumprir as atribuições previstas na legislação, a saber:
Gerenciar os recursos e serviços de inclusão digital e os ambientes tecnológicos de informática da Diretoria de Ensino e das Unidades Escolares, a partir de padrões definidos pelo DETEC;
Definir prioridades e acompanhar a execução de atividades que requeiram uso simultâneo dos recursos informatizados nos ambientes de aprendizagem da rede do saber;
Organizar e manter atualizado o portal eletrônico da Diretoria de Ensino, a partir de padrões definidos pelo DETEC;
Apoiar as escolas na área de tecnologia da informação, a partir de padrões definidos pelo DETEC;
Prestar assistência às escolas no uso das salas de informática e infraestrutura do Programa Acessa Escola;
Efetuar a gestão do Programa Acessa Escola.

AÇÕES:

Planejar a organização das demandas relativas ao Núcleo de Tecnologia no âmbito da Diretoria de Ensino;
Participar de reuniões promovidas pelo DETEC para alinhamento das atribuições do Núcleo que estão em fase de definição;
Gerenciar a rede coorporativa (migração de máquinas, inclusão e exclusão de perfis); sistema de correio eletrônico (solicitação e exclusão de contas, recuperação de senhas, suporte aos usuários na utilização deste recurso);
Realizar um cronograma para utilização dos recursos existentes nas salas de videoconferência e de informática da Rede do Saber;
Realizar a construção e a manutenção de novas páginas no site da Diretoria de Ensino, com base nos padrões definidos pelo DETEC;
Gerar métodos e ferramentas para a coleta de informações a fim de obter indicadores consolidados referentes à utilização dos recursos e serviços de inclusão digital e aos atendimentos técnicos de correção da Diretoria de Ensino e das Escolas;
Realizar visitas para diagnosticar as condições das salas do Programa Acessa Escola para organizar os ambientes.