Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Equipe Atribuições
Marilda Ap. de Souza Tanaka
Diretor I
(16) 3115-1045
desjbncs@educacao.sp.gov.br

 

Lúcia Helena Toloti
Analista Administrativo
(16) 3115-1048

Elaborar termos de referências e especificar materiais, serviços, equipamentos e demais suprimentos das escolas e da Diretoria de Ensino, para sua aquisição de acordo com as orientações das unidades centrais da Secretaria;
Propor e acompanhar a prestação de serviços ao aluno, referentes, em especial, a alimentação, transporte e segurança;
Processar as licitações até a homologação do vencedor do certame;
Elaborar minutas de contratos;
Gerir contratos ou convênios de fornecimento de bens, materiais e serviços;
Coordenar a logística de distribuição de equipamentos e materiais na Diretoria de Ensino, desde o fornecedor até as unidades de destino final;
Analisar a composição dos estoques com o objetivo de verificar sua correspondência às necessidades efetivas;
Fixar níveis de estoque mínimo, máximo e ponto de reposição;
Preparar pedidos de compras para composição ou reposição de estoques;
Controlar o atendimento, pelos fornecedores, das encomendas efetuadas, comunicando, ao Diretor do Centro, os atrasos e outras irregularidades cometidas;
Receber, conferir, guardar e distribuir os materiais adquiridos;
Controlar o estoque e a distribuição do material armazenado;
Manter atualizados os registros de entrada e saída e de valores dos materiais em estoque;
Realizar balancetes mensais e inventários físicos e de valor do material estocado;
​Elaborar levantamentos estatísticos de consumo para subsidiar a elaboração anual do orçamento;
Efetuar e analisar a curva de utilização de materiais e verificar a existência de materiais em desuso ou excedentes;

Desafios:

Conscientizar os outros Núcleos da necessidade de planejamento e entrega com antecedência das solicitações de materiais e serviços, para que haja tempo hábil para as atividades do Núcleo de Compras e Serviços;
realizar estudos e pesquisas para superar as dificuldades de elaboração dos projetos básicos dos serviços e definição das especificações técnicas dos produtos;
entrar em contato com fornecedores da região e orientá-los a fazer o cadastro no Caufesp para reduzir a dificuldade de contratação de serviços e aquisição de produtos, além de ampliar a concorrência e diminuir custos, atendendo ao principio da economicidade.
​acompanhar o andamento dos processos remetidos à CISE e à Consultoria Jurídica, para garantir que os mesmos sejam devolvidos imediatamente após as competentes manifestações, agilizando as licitações e, em consequência, o atendimento das necessidades desta Diretoria de Ensino;
promover a integração entre os Núcleos para o bom desenvolvimento dos serviços de uma forma geral, visto que grande parte das atividades está interligada;
treinar e capacitar os funcionários ingressantes nos anos de 2013 e 2014, bem como manter atualizados os demais funcionários;
descentralizar os serviços para que os funcionários sejam capazes de realizar todos os serviços do setor, evitando assim que períodos de férias ou afastamentos prejudiquem o desenvolvimento das atividades;
controlar a validade dos produtos, para que não ocorram desperdícios;
gerenciar o estoque para garantir que o primeiro produto que entra seja o primeiro a sair;
acompanhar os contratos de serviços contínuos para que os prazos não vençam, montando um cronograma e, assim, evitando contratos emergenciais.​​