Seleção – Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP

DOE 07/01/2021 – SEÇÃO I – PÁG. 63

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SÃO JOAQUIM DA BARRA

Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP

O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino – Região São Joaquim da Barra, nos termos do contido na Resolução SE 75, de 30-12-2014, alterada pela Resolução SE 3, de 12-1-2015 e pela Resolução SE 12, de 29-01-2016, Resolução SE 15, de 05-02-2016, SE 65, de 19-12-2016, SE 6, de 20-01-2017 e SE 59, de 4-6-2012, bem como artigo 73 do Decreto 57.141/2011, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto a esta Diretoria de Ensino a Função Gratificada de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico-PCNP.

I – Vagas/Cadastro Reserva:

Área Número de Vagas
Língua Portuguesa 01 (uma)
História 01 (uma)
Filosofia/Sociologia 01 (uma)
Matemática 01 (uma)

II – Dos Requisitos de Habilitação para Preenchimento da Função:

a – Ser titular de cargo ou ser docente com vínculo garantido em lei (estável ou categoria “F”) sendo que, no caso de docente readaptado, a designação somente poderá ocorrer após manifestação favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de Gestão Pública – CAAS;

b – Contar, no mínimo, com 3 anos de experiência docente na rede Estadual de Ensino;

c – Ser portador de licenciatura plena.

III- Dos Critérios para Seleção:

Para a seleção dos Professores Coordenadores serão observados os critérios estabelecidos conjuntamente pelo Dirigente Regional e pelos Supervisores de Ensino. Os critérios a serem observados são:

1 – A análise do currículo acadêmico e experiência profissional;

2- Assiduidade do candidato no QM;

3 – A compatibilização do perfil e da qualificação profissional do candidato com a natureza das atribuições relativas ao posto de trabalho a ser ocupado, tais como:

– Organização/Proatividade/ Liderança/Comunicação;

– Competência e Habilidades para: o Mediar as relações interpessoais; o Promover formação continuada de professores coordenadores e docentes.

– Conhecimento e Compreensão em relação a: o Concepção de Formação Continuada; o Concepções do Currículo Oficial da SEE; o Fundamentos e finalidades das Avaliações Externas (Saresp, AAP e outras); o Princípios, diretrizes e características da Recuperação de Aprendizagem; o Programas e Projetos da SEE.

4 – O cumprimento do papel do Professor Coordenador na perspectiva da educação inclusiva e na construção de um espaço coletivo de discussão da função social da escola;

5 – A valorização dos certificados de participação em cursos promovidos pela Secretaria da Educação.

6 – A disponibilidade de tempo do candidato para cumprir o horário da coordenação, para investir em sua qualificação profissional e atender às atividades de formação continuada propostas pela Diretoria de Ensino e pelos órgãos centrais da Pasta;

7 – Conhecimentos básicos de informática: Word/Excel/ Power Point, entre outros.

8 – Ter conhecimento do disposto no Decreto 64.187/2019, especialmente o artigo 75;

9 – A designação para atuar como Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico somente poderá ser concretizada quando houver substituto para assumir as aulas da carga horária do docente a ser designado.

10 – O candidato aprovado no processo de seleção somente iniciará o exercício das funções após a publicação da designação no Diário Oficial do Estado.

IV– Proposta de Trabalho

A proposta de trabalho a ser encaminhada via preenchimento de formulário deverá contemplar Currículo Oficial e os itens abaixo relacionados:

a. identificação completa do proponente incluindo descrição sucinta de sua trajetória escolar e de formação, bem como suas experiências profissionais;

b. justificativas e resultados esperados, incluindo diagnóstico fundamentado por meio dos resultados do Saresp ou outras avaliações externas, do segmento/nível no qual pretende atuar, desta Diretoria de Ensino;

c. objetivos e descrição sintética das ações que pretende desenvolver;

d. proposta de avaliação e acompanhamento do projeto e as estratégias previstas para garantir o seu monitoramento e execução com eficácia.

V- Entrevista

A entrevista será realizada no período de 18 a 29-01-2021, pela Comissão responsável, designada pelo Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de São Joaquim da Barra, com vistas ao aprofundamento e ou elucidação de aspectos contidos na proposta de trabalho apresentada. O agendamento da entrevista será devidamente informado ao interessado no momento oportuno.

VI– Das Inscrições

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site https:// desjbarra.educacao.sp.gov.br/ no período de 11 a 15-01-2021 e preencher os formulários disponíveis nos links relacionados abaixo:

Anexo I – https://forms.gle/mK8buQ7cfPrh5GWx9

Anexo II – https://forms.gle/qKbn2W9unDuv9ntj6

VIII– Disposições Finais

a) O Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP cumprirá carga horária de 40 horas semanais, com intervalo de uma hora para almoço.

b) Os casos omissos serão apreciados e analisados pela Comissão responsável da Diretoria de Ensino.

c) A Diretoria de Ensino da Região de São Joaquim da Barra reserva-se o direito de não selecionar candidatos que não atendam aos critérios de seleção estabelecidos no item III deste Edital.