Edital de abertura de inscrições para atuação como Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP

Edital de abertura de inscrições para atuação como Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP na Diretoria de Ensino – Região de São Joaquim da Barra

O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino – Região São Joaquim da Barra, nos termos do contido na Resolução SE 75/2014 e alterações, bem como no artigo 75 do Decreto Nº 64.187/2019, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto a esta Diretoria de Ensino a Função Gratificada de Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico-PCNP.

I – Das vagas:
Área Número de vagas
Educação Física 01 (uma)
Filosofia/Sociologia 01 (uma)
História 01 (uma)
Geografia 01 (uma)
Matemática 01 (uma)
Anos Iniciais (Matemática) 01 (uma)

II – Dos requisitos de habilitação para preenchimento da função:

a. Ser titular de cargo ou ser docente com vínculo garantido em lei (estável ou categoria F) sendo que, no caso de docente readaptado, a designação somente poderá ocorrer após manifestação favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de Gestão Pública – CAAS;

b. Contar, no mínimo, com 03 anos de experiência docente na rede Estadual de Ensino;

c. Ser portador de licenciatura plena.

III- Dos critérios para seleção:

Para a seleção dos Professores Coordenadores serão observados os critérios estabelecidos conjuntamente pelo Dirigente Regional e pelos Supervisores de Ensino. Os critérios a serem observados são:

1 – A análise do currículo acadêmico e experiência profissional;

2- Assiduidade do candidato no QM;

3 – A compatibilização do perfil e da qualificação profissional do candidato com a natureza das atribuições relativas ao posto de trabalho a ser ocupado, tais como:

 Organização/Proatividade/ Liderança/Comunicação;
 Competência e Habilidades para:
o Mediar as relações interpessoais;
o Promover formação continuada de professores coordenadores e docentes.
 Conhecimento e Compreensão em relação a:
o Concepção de Formação Continuada;
o Concepções do Currículo Paulista;
o Fundamentos e finalidades das Avaliações Externas (SARESP, ADE, AAP e outras);
o Princípios, diretrizes e características da Recuperação de Aprendizagem;
o Programas e Projetos da SEDUC.

4 – O cumprimento do papel do Professor Coordenador na perspectiva da educação inclusiva e na construção de um espaço coletivo de discussão da função social da escola;

5 – A valorização dos certificados de participação em cursos promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, em especial aqueles que se referem diretamente à área de atuação do Professor Coordenador;

6 – A disponibilidade de tempo do candidato para cumprir o horário da coordenação, para investir em sua qualificação profissional e atender às atividades de formação continuada propostas pela Diretoria de Ensino e pelos órgãos centrais da Pasta;

7 – Conhecimentos básicos de informática: Word/Excel/Power Point, entre outros.

8 – Ter conhecimento do disposto no Decreto nº 64.187/2019, especialmente o artigo 75;

9 – A designação para atuar como Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico somente poderá ser concretizada quando houver substituto para assumir as aulas da carga horária do docente a ser designado.

10 – O candidato aprovado no processo de seleção somente iniciará o exercício das funções após a publicação da designação no Diário Oficial do Estado.

IV– Da proposta de trabalho

A proposta de trabalho deve conter os itens abaixo e contemplar o Currículo Oficial, com:

a. identificação completa do proponente incluindo descrição sucinta de sua trajetória escolar e de formação, bem como suas experiências profissionais;
b. justificativas e resultados esperados, incluindo diagnóstico fundamentado por meio dos resultados do SARESP ou outras avaliações externas, do segmento/nível no qual pretende atuar, desta Diretoria de Ensino;
c. objetivos e descrição sintética das ações que pretende desenvolver;
d. proposta de avaliação e acompanhamento do projeto e as estratégias previstas para garantir o seu monitoramento e execução com eficácia.

V- Da entrevista

A entrevista será realizada no período de 17 a 28/02/2020, pela Comissão responsável, designada pelo Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de São Joaquim da Barra, com vistas ao aprofundamento e ou elucidação de aspectos contidos na proposta de trabalho apresentada. O agendamento da entrevista será devidamente informado ao interessado no momento oportuno.

VI- Dos documentos

A entrega da proposta de trabalho e os documentos deverão ser acondicionados em um único envelope pardo com a identificação do candidato e entregues na Diretoria de Ensino.
O interessado deverá entregar cópia simples da documentação abaixo relacionada:

a) Identificação completa do candidato (nome, RG, CPF, endereço, telefone, e-mail, escola sede de controle em 2019);
b) Declaração de tempo de serviço fornecida pela escola SCF=Sede de Controle de Frequência e datado, carimbado e assinado pela autoridade competente.
c) Descrição sucinta de sua trajetória escolar e de formação, bem como suas experiências profissionais;
d) Diploma do curso de licenciatura plena e Histórico Escolar.
e) Proposta de Trabalho com Justificativa, Objetivos e descrição sintética das ações que pretende desenvolver no Núcleo Pedagógico.
f) Proposta de avaliação e acompanhamento do Plano de Trabalho e as estratégias previstas para garantir seu monitoramento e execução com eficácia.

VII– Das inscrições

Local: Diretoria de Ensino – Região de São Joaquim da Barra, 1º andar, na sala do Centro de Recursos Humanos – CRH, com a servidora Antônia.
Rua São Paulo, 1305, Centro – São Joaquim da Barra-SP
Período de Inscrição: de 06 a 14/02/2020
Horário: das 09 às 12h e das 14 às 17h.

VIII– Disposições finais

a. O Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP cumprirá carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, com intervalo de uma hora para almoço.
b. Os casos omissos serão apreciados e analisados pela Comissão responsável da Diretoria de Ensino.
c. A Diretoria de Ensino da Região de São Joaquim da Barra reserva-se o direito de não selecionar candidatos que não atendam aos critérios de seleção estabelecidos no item III deste Edital.

IX – Anexos (Clique abaixo para download)

Anexo I – Ficha de Inscrição;
Anexo II – Currículo Profissional;
Anexo III – Termo de Compromisso e Responsabilidade;
Anexo IV – Projeto de Trabalho.

São Joaquim da Barra, 05 de fevereiro de 2020.

Reinaldo Carlos Nogueira Júnior
Dirigente Regional de Ensino